SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número2Test de Bender - sistema de puntuación gradual: scoping reviewCalidad de vida y sueño de empleados en diferentes horarios de trabajo por turnos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Compartir


Estudos Interdisciplinares em Psicologia

versión On-line ISSN 2236-6407

Resumen

CUNHA, Eduardo Vivian da  y  LEITE, Maria Laís dos Santos. Psicologia social comunitária e economia solidária no Brasil: diálogos conceituais. Est. Inter. Psicol. [online]. 2021, vol.12, n.2, pp.151-173. ISSN 2236-6407.  https://doi.org/10.5433/2236-6407.2021v12n2p151.

Este trabalho tem como objetivo principal realizar uma aproximação teórica entre os conceitos de comunidade e desenvolvimento comunitário a partir dos aportes da Economia Solidária e da Psicologia Social Comunitária. Tendo como cenário os debates e práticas que motivaram a emergência destes campos no contexto brasileiro, buscamos compreender os conceitos selecionados e a partir deles examinar as possibilidades de interconexões. Para tanto, tomamos como base autores(as) representativos(as) para os campos, especialmente na literatura brasileira, e que pudessem contribuir para esta discussão. A partir dos elementos levantados, evidenciamos pontos de convergência e divergência nos conceitos centrais. Dentre as convergências ressaltamos: I. ideias de participação e democracia; II. noção da construção do sujeito crítico; III. noção de uma espécie de cidadania ativa. Já as divergências se colocam mais como caminhos distintos para a leitura de uma mesma realidade social, podendo-se concluir que os campos são complementares para a compreensão desta realidade.

Palabras clave : psicologia social; psicologia comunitária; economia solidária; desenvolvimento comunitário; comunidade.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons