SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número2A percepção de portadores de insuficiência cardíaca sobre seu suporte social índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos Interdisciplinares em Psicologia

versão On-line ISSN 2236-6407

Resumo

CAVALER, Camila Maffioleti; SALVARO, Giovana Ilka Jacinto  e  CORTINA, Mônica Ovinski Camargo. Problematizações acerca das violências no namoro: relato de experiência. Est. Inter. Psicol. [online]. 2021, vol.12, n.2, pp. 206-219. ISSN 2236-6407.  http://dx.doi.org/10.5433/2236-6407.2021v12n2p206.

Trata-se de um relato de experiência do estágio em Psicologia Social realizado em uma ONG no sul do estado de Santa Catarina. São abordadas problematizações produzidas em dois encontros específicos. O objetivo foi problematizar violências que permeiam o namoro e apresentar a rede de proteção à violência contra às mulheres. Participaram dos encontros aproximadamente 80 jovens, divididos em quatro grupos. Os encontros foram quinzenais, com duração de 1h30mim. Abordou-se as tipificações da violência doméstica, o ciclo da violência, a Lei Maria da Penha e o ECA. As discussões demonstraram situações em que as violências são conhecidas, naturalizadas e, às vezes, consideradas legítimas. Além disso, foi observado o reconhecimento do ciclo da violência, nos âmbitos pessoal e familiar. Suscitaram também discussões sobre redução da maioridade penal, racismo, violência policial e violências associadas a transtornos mentais. Ressaltamos a importância da construção de espaços que possibilitem a problematização e desnaturalização das situações de violência.

Palavras-chave : adolescente; violência; violência contra a mulher.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License