SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número3El vínculo social en la construcción de la identidad del alcohólico anónimo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Estudos Interdisciplinares em Psicologia

versión On-line ISSN 2236-6407

Resumen

SANTOS, Amanda de Jesus dos et al. Sintomas de depressão, risco nutricional e capacidade funcional em idosos longevos. Est. Inter. Psicol. [online]. 2021, vol.12, n.3, pp. 03-21. ISSN 2236-6407.  http://dx.doi.org/10.5433/2236-6407.2021v12n3p03.

Objetivou-se avaliar a relašNo entre sintomas de depressNo, risco nutricional e capacidade funcional com caracterÝsticas sociais, econ?micas, demogrßficas e de sa?de, em idosos longevos. Trata-se de uma pesquisa transversal, realizada em quatro municÝpios do estado de SNo Paulo. A relašNo entre as varißveis foi obtida por meio da tÚcnica de Anßlise de Correspondrncia M?ltipla. Foram avaliados 103 idosos, a maioria do sexo feminino, com idade entre 80 e 90 anos e com atÚ quatro anos de estudo. Os resultados evidenciam a correspondrncia entre a presenša de sintomas de depressNo, risco nutricional, comprometimento funcional, baixa escolaridade e inadequada autoavaliašNo de sa?de. Nota-se, portanto, a necessidade de uma abordagem interdisciplinar, e o desenvolvimento de polÝticas p?blicas direcionadas aos muito idosos, oferecendo atenšNo necessßria para a redušNo do risco de depressNo, de desnutrišNo e na melhoria da funcionalidade dos idosos longevos, que levem a um impacto positivo em sua qualidade de vida.

Palabras clave : idoso de 80 anos ou mais; depressNo; desnutrišNo.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License