SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número3Medida socioeducativa, entorno escolar y alojamiento psíquicoContracepción y adolescencias: revisión integradora índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Estudos Interdisciplinares em Psicologia

versión On-line ISSN 2236-6407

Resumen

MACHADO, Bruna Mattos; VIEIRA, Breno Sanvicente  y  MARIN, Angela Helena. Empatia e problemas emocionais e de comportamento infantil. Est. Inter. Psicol. [online]. 2021, vol.12, n.3, pp. 119-136. ISSN 2236-6407.  http://dx.doi.org/10.5433/2236-6407.2021v12n3p119.

Empatia Ú uma resposta emocional que se assemelha Ó emošNo sentida pelo outro. Baixos nÝveis de empatia repercutem nas relaš§es sociais, associando-se a problemas emocionais e de comportamento. Objetivou-se comparar grupos de crianšas com e sem indicadores clÝnicos de problemas internalizantes, externalizantes e escalas sindr?micas relacionadas quanto a empatia. Participaram do estudo 106 crianšas matriculadas do 1¦ ao 3¦ anos do ensino fundamental e seus responsßveis, que responderam aos instrumentos: Escala de Empatia Infanto-juvenil, Questionßrio de Dados Sociodemogrßficos e Inventßrio dos Comportamentos de Crianšas e Adolescentes. Testes de comparašNo (t-student e Mann-Whitney) indicaram que crianšas com problemas externalizantes apresentaram maior mÚdia de preocupašNo com o outro, crianšas com comportamentos de quebrar as regras e sintomas internalizantes exibiram Ýndices mais altos de envolvimento emocional com o outro. Os resultados sugerem que altos nÝveis de empatia afetiva podem aumentar a vulnerabilidade ao desenvolvimento de problemas emocionais e de comportamento neste perÝodo de desenvolvimento da crianša.

Palabras clave : empatia; problemas externalizantes; problemas internalizantes; desenvolvimento infantil.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License