SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 issue3Silences on Probation: encounters within the arts of governingNau of Freedom: nomad crossing between theater and mental health institutionalization author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Polis e Psique

On-line version ISSN 2238-152X

Abstract

PEDRO, Rosa Maria Leite Ribeiro; SZAPIRO, Ana Maria  and  RHEINGANTZ, Paulo Afonso. Dispositivos de vigilância e as cidades: tecnologia, política e vida cotidiana. Rev. Polis Psique [online]. 2015, vol.5, n.3, pp. 26-44. ISSN 2238-152X.

Os grandes centros urbanos têm experimentado, na atualidade, uma proliferação dos dispositivos de vigilância nas mais diferentes esferas da vida cotidiana, associados principalmente a questões de segurança.   A urgência de se lidar com os graves problemas que surgem associados à ausência de segurança tem gerado intervenções que, muitas vezes, buscam encontrar nas tecnologias de vigilância a principal alternativa para prevenir e, mesmo combater, situações de desordem, violência e criminalidade. Assim, o presente artigo tem como objetivo discutir a questão da expansão dos dispositivos de vigilância e seus efeitos na Cidade. Propomos problematizar o modo como tais dispositivos são tomados hoje, ou seja, como principal alternativa de gestão da segurança, de prevenção da violência e da criminalidade. Propomos, igualmente, analisar estes dispositivos como intervenções que reconfiguram a Cidade e que constroem novas realidades urbanas que modificam nosso cotidiano e nos modificam.

Keywords : Dispositivos de Vigilância; Tecnologia; Cidades.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License