SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número3Dispositivos de vigilância e as cidades: tecnologia, política e vida cotidianaO Mito das Oficinas Terapêuticas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Polis e Psique

versão On-line ISSN 2238-152X

Resumo

POMMER, Carolina Demaman  e  ROCHA, Cristianne Famer. Nau da Liberdade: travessia nômade entre teatro e saúde mental em desinstitucionalização. Rev. Polis Psique [online]. 2015, vol.5, n.3, pp. 45-60. ISSN 2238-152X.

A proposta deste artigo é a de visitar a Reforma Psiquiátrica no Estado do Rio Grande do Sul a partir do olhar sobre o grupo de teatro Nau da Liberdade, composto por usuários, trabalhadores e estudantes da Saúde Mental. A partir da narrativa sobre o processo de constituição do grupo, em 2012, são traçadas pontes entre a arte e possíveis caminhos para a desinstitucionalização, a consolidação de redes de atenção psicossocial e o cuidado em liberdade, sem desconsiderar os inúmeros desafios que a Reforma Psiquiátrica ainda encontra em sua navegação. A fim de contribuir com este processo, há a decisão de investigar - com o teatro - como um bando de atores-loucos consegue desafiar a institucionalidade dos modos de se trabalhar arte em saúde mental por um método que concebe a vida como obra de arte em processo.

Palavras-chave : Teatro; Saúde Mental; Desinstitucionalização; Work in Process.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License