SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número3O Mito das Oficinas TerapêuticasPesquisa-intervenção com TIC em um serviço de saúde mental no Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Polis e Psique

versão On-line ISSN 2238-152X

Resumo

AZEVEDO, Adriana Barin de. O trabalho comum através do aprendizado dos afetos na Rede de Atenção Psicossocial. Rev. Polis Psique [online]. 2015, vol.5, n.3, pp. 80-93. ISSN 2238-152X.

O presente artigo propõe pensar o trabalho das Redes de Atenção Psicossocial a partir da perspectiva de Baruch de Espinosa e de Fernand Deligny. A proposta é mostrar o quanto a questão do aprendizado dos afetos, apresentado por Spinoza é determinante em um trabalho comum entre profissionais de saúde e usuários da Rede. Os profissionais de saúde, ao aprenderem a respeito da capacidade de pensar e agir dos usuários, descobrem do que eles próprios são capazes. A rede se constitui através da conexão entre diferentes serviços de saúde e entre profissionais de diferentes áreas. Trata-se da construção de uma maneira de agir e viver junto, o que diz respeito a uma ideia de rede que vamos encontrar na obra de Fernand Deligny.

Palavras-chave : RAPS; Trabalho Comum; Afetos; Espinosa; Deligny.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License