SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número3O trabalho comum através do aprendizado dos afetos na Rede de Atenção PsicossocialOswald de Andrade: poesia e psicanálise índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Polis e Psique

versão On-line ISSN 2238-152X

Resumo

MARASCHIN, Cleci; ROCHA, Marisa Lopes da  e  KASTRUP, Virginia. Pesquisa-intervenção com TIC em um serviço de saúde mental no Brasil. Rev. Polis Psique [online]. 2015, vol.5, n.3, pp. 94-118. ISSN 2238-152X.

O presente artigo discute o uso da pesquisa-intervenção como um método qualitativo que tem por objetido explorar como a produção de conhecimento pode ser afetada e transformada pela intervenção. Em particular, descreve e analisa quatro níveis de retroalimentação reflexiva em uma experiência de intervenção utilizando oficinas de tecnologias de informação e comuni-cação (TIC) em um serviço de saúde mental para crianças e jovens de Porto Alegre/Brasil. Argumenta que a pesquisa-intervenção pode oferecer uma importante experiência reflexiva que questiona as concepções da equipe de pesquisa, as noções dos participantes e o senso-comum institucional e todos esses fatores podem deslocar as direções da pesquisa. A metodo-logia também permite a exploração de novas capacidades e emoções, não somente para crian-ças e jovens, mas para todos os envolvidos no processo.

Palavras-chave : Pesquisa-Intervenção; Metodologia Qualitativa; Oficinas com TIC; Saúde Mental.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License