SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 issue3The meaning of work for neo-subjects in managerial positionsClinical Psychodynamics of Work: building a collective in real research author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Polis e Psique

On-line version ISSN 2238-152X

Abstract

HUR, Domenico Uhng. Axiomática do capital e instituições: abstratas, concretas e imateriais. Rev. Polis Psique [online]. 2015, vol.5, n.3, pp. 156-178. ISSN 2238-152X.

A emergência das sociedades de controle trouxe um novo agenciamento que reformulou as formações sociais. O objetivo deste artigo é refletir sobre as novas configurações das instituições a partir da intensificação da axiomática do capital e do surgimento do diagrama de controle. Realizamos uma revisão bibliográfica sobre a obra de Gilles Deleuze e de pensadores contemporâneos. Diferenciamos as instituições abstratas e as instituições concretas para nos referir ao complexo fenômeno das instituições. Discutimos a troca do código pela axiomática do capital enquanto mecanismo predominante de operação social. Esta substituição fez que as instituições tradicionais entrassem num processo de transição a uma nova forma social que denominamos de instituições imateriais. Ao mesmo tempo em que os códigos são descodificados, são reterritorializados a partir da axiomática do capital.

Keywords : Análise Institucional; Esquizoanálise; Psicologia Política; Deleuze, Gilles, 1925-1995.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License