SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número3O sentido do trabalho para os neosujeitos numa posição gerencialClínica Psicodinâmica do Trabalho: a construção de um coletivo no real da pesquisa índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Polis e Psique

versão On-line ISSN 2238-152X

Resumo

HUR, Domenico Uhng. Axiomática do capital e instituições: abstratas, concretas e imateriais. Rev. Polis Psique [online]. 2015, vol.5, n.3, pp. 156-178. ISSN 2238-152X.

A emergência das sociedades de controle trouxe um novo agenciamento que reformulou as formações sociais. O objetivo deste artigo é refletir sobre as novas configurações das instituições a partir da intensificação da axiomática do capital e do surgimento do diagrama de controle. Realizamos uma revisão bibliográfica sobre a obra de Gilles Deleuze e de pensadores contemporâneos. Diferenciamos as instituições abstratas e as instituições concretas para nos referir ao complexo fenômeno das instituições. Discutimos a troca do código pela axiomática do capital enquanto mecanismo predominante de operação social. Esta substituição fez que as instituições tradicionais entrassem num processo de transição a uma nova forma social que denominamos de instituições imateriais. Ao mesmo tempo em que os códigos são descodificados, são reterritorializados a partir da axiomática do capital.

Palavras-chave : Análise Institucional; Esquizoanálise; Psicologia Política; Deleuze, Gilles, 1925-1995.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License