SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número3Axiomática do capital e instituições: abstratas, concretas e imateriais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Polis e Psique

versão On-line ISSN 2238-152X

Resumo

MAGNUS, Cláudia de Negreiros  e  MERLO, Álvaro Roberto Crespo. Clínica Psicodinâmica do Trabalho: a construção de um coletivo no real da pesquisa. Rev. Polis Psique [online]. 2015, vol.5, n.3, pp. 179-197. ISSN 2238-152X.

Este artigo descreve o percurso da pesquisa, utilizando a metodologia da Clínica Psicodinâmica do Trabalho segundo Dejours, em todas as suas etapas e fases.  Enfatiza os caminhos utilizados no campo da Justiça do Trabalho da 4ª Região para a formação de um coletivo de magistrados: juízes substitutos, titulares e desembargadores. Aborda as etapas do real da clínica e as estratégias utilizadas para a criação e manutenção de um espaço de discussão nesse coletivo, um dos principais desafios do estudo. Como sustentação da proposta foram utilizados referenciais da Psicodinâmica na perspectiva da Clínica da Cooperação tanto para a compreensão do contexto quanto para a construção da trama das relações estabelecidas entre os participantes e a Instituição estudada. Apesar dos entraves e desembaraços encontrados no processo, a riqueza do estudo esteve no acompanhamento da mobilização do coletivo que vivencia sofrimento criativo, não patogênico, podendo vir a ser potência de transformação no trabalho.

Palavras-chave : Clínica Psicodinâmica do Trabalho; Clínica da Cooperação; Coletivo de Magistrados.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License