SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 special issueWriting as LaboratoryChildren, sexual politics and the writing of the self author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Polis e Psique

On-line version ISSN 2238-152X

Abstract

MORAES, Marcia  and  TSALLIS, Alexandra C.. Contar histórias, povoar o mundo: a escrita acadêmica e o feminino na ciência. Rev. Polis Psique [online]. 2016, vol.6, n.spe, pp. 39-51. ISSN 2238-152X.

Este artigo problematiza a escrita do trabalho acadêmico. Toma por base o argumento de que a escrita é parte inerente à investigação e, a partir das considerações de Haraway (2008, 1995), Mol (2008) e outras autoras, afirma a escrita como prática situada e marcada. Com a diretriz de método pesquisarCOM, argumenta que contar histórias é uma das formas de relatar a pesquisa. No campo da deficiência visual narrar histórias encarnadas de ver e não ver permite colocar em xeque versões únicas e desencarnadas da deficiência como falta ou deficit. O artigo propõe  outras gramáticas para o trabalho acadêmico e afirma o feminino na ciência como um modo de marcar o conhecimento, isto é, de tornar explícitas as mediações que fazem possível o conhecer.

Keywords : Escrita Acadêmica; PesquisarCOM; Contar Histórias; Deficiência Visual.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese

 

Creative Commons License