SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 special issueOn death and life: the production of bíos in adolescents in conflict with the lawEthics and Research: the commitment with the other’s discourse author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Polis e Psique

On-line version ISSN 2238-152X

Abstract

BICALHO, Pedro Paulo Gastalho de; ROSSOTTI, Bruno Giovanni de Paula Pereira  and  REISHOFFER, Jefferson Cruz. A pesquisa em instituições de preservação da ordem. Rev. Polis Psique [online]. 2016, vol.6, n.spe, pp. 85-97. ISSN 2238-152X.

O presente artigo objetiva colocar em análise os desafios da pesquisa em instituições de preservação da ordem, tomando como vetor analítico a questão da (des)confiança. A sensação de insegurança é fortalecida por processos de subjetivação que potencializam a incerteza como principal vetor do controle social e pela repressão a determinados grupos sociais entendidos como “classes perigosas”, objetivo último de tais instituições. Teoria e prática, pesquisa e intervenção, pesquisador e pesquisado: elementos de um território de dicotomias clássicas da pesquisa científica. Discute-se, neste texto, as questões que emergem da prática do pesquisarCOM em instituições em que as relações estão determinadas por um desequilíbrio no exercício do poder. Conclui-se que tal perspectiva de pesquisa não é apenas possível, mas necessária.

Keywords : Pesquisa Científica; Poder; Instituições Correcionais.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese

 

Creative Commons License