SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número especialA pesquisa em instituições de preservação da ordemEscritaCom: Heterotopias índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Polis e Psique

versão On-line ISSN 2238-152X

Resumo

SOUZA, Solange Jobim e  e  CARVALHO, Cíntia de Sousa. Ética e pesquisa: o compromisso com o discurso do outro. Rev. Polis Psique [online]. 2016, vol.6, n.spe, pp. 98-112. ISSN 2238-152X.

O objetivo deste artigo é discutir o ato de pesquisar em ciências humanas, tendo como foco a produção escrita. Assim sendo, buscamos definir o que entendemos por escrever com o outro, a partir do pesquisar com. O que está em pauta é uma postura metodológica, que tem como referência a filosofia da linguagem de Mikhail Bakhtin, cujo fundamento é assumir o interlocutor da pesquisa como parceiro e coautor. O compromisso ético com o discurso do outro tem como premissa os conceitos de dialogismo e alteridade para iluminar o encontro com o outro no campo e, posteriormente, na escrita do texto. Esse modo de atuar instaura alguns questionamentos éticos, tal como a exigência do anonimato, e problematiza a forma como o consentimento livre e esclarecido é tratado na pesquisa. Em síntese, narrar uma pesquisa não é só registrar os acontecimentos, mas consiste em um trabalho político de afirmação de algumas verdades em detrimento de outras.

Palavras-chave : Ética; Dialogismo; Alteridade; Escrever com; Pesquisar com.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português

 

Creative Commons License