SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 special issueEthics and Research: the commitment with the other’s discourseOpen Veins in Research Production author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Polis e Psique

On-line version ISSN 2238-152X

Abstract

BERNARDES, Anita Guazzelli  and  TABORDA, Jeferson Camargo. EscritaCom: Heterotopias. Rev. Polis Psique [online]. 2016, vol.6, n.spe, pp. 113-123. ISSN 2238-152X.

Este artigo focaliza uma reflexão sobre a escritaCom a partir do conceito de heterotopia. O conceito de heterotopia permitiria uma zona de aproximação e de criação de um espaço outro, na medida em que se considerar que um exercício de escrita se faz em um espaço. A heterotopia torna-se fio condutor para um exercício de pensamento sobre a escritaCom. Afirma-se que a escritaCom constitui uma possibilidade heterotópica porque o escrever exclusivamente solitário constitui uma utopia. Isto porque nunca se escreve solitariamente: multiplicidades de vozes fazem-se presentes a cada pensamento e a cada palavra. A escritaCom é tomada como uma política de pesquisa e torna-se, ela mesma, a condição mediante a qual a pesquisa se encontra com a vida. Um vetor afetivo que permite perseguir desdobramentos éticos e políticos na pesquisa, a partir do qual se tornaria possível conciliar política e afetos.

Keywords : Escrita; Heterotopia; Pesquisa; Afeto; Política.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese

 

Creative Commons License