SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número especialPesquisa como acontecimento: exercícios de escreverCOMEscrever COM: o que isso (re)significa? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Polis e Psique

versão On-line ISSN 2238-152X

Resumo

BONAMIGO, Irme Salete. O texto científico como laboratório de fabricação de mundos. Rev. Polis Psique [online]. 2016, vol.6, n.spe, pp. 149-161. ISSN 2238-152X.

A partir da concepção de texto científico como laboratório de fabricação de mundos, este artigo procede uma experimentação mediada pela escritaCOM os coletivos que compuseram três textos sobre violências e segurança pública, cartografando os mundos que se tornaram visíveis e ganharam consistência por meio dos escritos e interrogando os mundos que ainda estão invisíveis. A conexão entre os três textos evidencia as tensões e os embates que tecem o mundo das violências e segurança pública, no qual se fabricam cotidianamente visibilidades e invisibilidades, luzes e sombras, justificativas e questionamentos, vigilantes e vigiados. Destaca-se na tessitura deste mundo o debate contemporâneo em torno das tecnologias de vigilância e a complexidade que envolve as políticas públicas de segurança quando associadas à proteção dos cidadãos. Conclui-se que a escritaCOM potencializa o transporte de múltiplas vozes que caracterizam o mundo da vida, muitas delas silenciadas em nosso cotidiano, tornando-as audíveis.

Palavras-chave : Texto Científico; Violência; Segurança Pública; Tecnologias de Vigilância; EscreverCom.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português

 

Creative Commons License