SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número especialO texto científico como laboratório de fabricação de mundos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Polis e Psique

versão On-line ISSN 2238-152X

Resumo

MIRANDA, Luciana Lobo  e  MOURAO, Lorrana Caliope Castelo Branco. Escrever COM: o que isso (re)significa?. Rev. Polis Psique [online]. 2016, vol.6, n.spe, pp. 162-175. ISSN 2238-152X.

O texto tem como objetivo problematizar a escrita da pesquisa como inserida na própria política da pesquisa. Ancorada na pesquisa-intervenção e baseada em pensadores como Michel Foucault, Mikhail Bakhtin e Carlos Skliar pretendeu-se pensar a escrita da pesquisa não como representação mas como ato. O texto aborda as vicissitudes da escrita da pesquisa como uma espécie de metaanálise da própria pesquisa. Para tal, desenvolve quatro pontos de inflexão: 1- A escrita como construção de mundos; 2- O processo de escolha dos analisadores; 3- O lugar dos afetos na escrita da pesquisa; 4- O (in)acabamento do texto: o leitor.   Por fim o texto defende a possibilidade da escrita da pesquisa aproximar-se mais do ensaio, como escrita inacabada, do que um lugar de divulgação de verdades incontestáveis.

Palavras-chave : Pesquisa; Pesquisa-intervenção; Escrita da pesquisa.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português

 

Creative Commons License