SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 issue2The proximity public policies: tensions between the boarding of social vulnerability and scientific evidenceNo Location: The experience of women in slum removal author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Polis e Psique

On-line version ISSN 2238-152X

Abstract

PEREIRA, Vinicius Tonollier; FREITAS, Cristiane Redin  and  DIAS, Daniela Duarte. Violação de direitos no SUAS: a precarização da vida. Rev. Polis Psique [online]. 2016, vol.6, n.2, pp. 25-44. ISSN 2238-152X.

O artigo problematiza a noção de direitos dentro do contexto do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), analisando tanto a privação cotidiana do acesso aos direitos de cidadania com a qual convivem os usuários, como também a precarização do trabalho vivenciada pelos profissionais. Para tal discussão, além de uma revisão teórica sobre a política de assistência social, são construídas, através de narrativas, três vivências dos autores a partir de suas experiências profissionais em Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), serviço que é porta de entrada para o SUAS. Essas histórias ilustram a precariedade de vida dos usuários e de trabalho dos profissionais, violados em maior ou menor grau no cotidiano dos serviços e em seus acessos aos direitos sociais. Os resultados põem em discussão também a própria garantia de direitos proposta pelo SUAS.

Keywords : Assistência Social; Centro de Referência de Assistência Social; Sistema Único de Assistência Social.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License