SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número2Violação de direitos no SUAS: a precarização da vidaRota crítica: a trajetória de uma mulher para romper o ciclo da violência doméstica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Polis e Psique

versão On-line ISSN 2238-152X

Resumo

FURIATI, Lucas  e  MAYORGA, Claudia. Sem Lugar: A experiência de remoção de mulheres faveladas. Rev. Polis Psique [online]. 2016, vol.6, n.2, pp. 45-69. ISSN 2238-152X.

O presente artigo visa apresentar vozes de mulheres residentes no Aglomerado Santa Lúcia (BH-MG) que estão vivenciando o processo de remoção de suas casas devido à intervenção de reurbanização de vilas e favelas denominada Programa Vila Viva. Buscar formas de reconhecimento dessas experiências invisibilizadas, excluídas e subalternizadas, mostra-se relevante tendo em vista as relações e tensões existentes dentro do feminismo e na dicotômica cidade x favela, que colocam essas mulheres sistematicamente na posição de “outras”. Discutiremos por meio destas vozes, a apropriação e a representação do espaço vivenciado por elas na favela, as relações de gênero no espaço público da comunidade em meio a discussões sobre a intervenção urbanística, além das violências nomeadas por essas mulheres durante esse doloroso processo. Pretende-se problematizar os efeitos da exclusão das teorizações de gênero no pensamento e nas práticas urbanísticas, responsáveis por produzirem atravessamentos de poder, subalternização e exclusão na experiência de mulheres faveladas.

Palavras-chave : Mulheres; Favela; Urbanismos; Feminismo; Invisibilidade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License