SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número2Humanização, psicologia e riso: produção de liberdade e processos de subjetivaçãoFoucault e a Psicologia no Brasil: interlocuções e novas perspectivas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Polis e Psique

versão On-line ISSN 2238-152X

Resumo

MILIOLI, Danielle  e  GALINDO, Dolores. Dançar a visualidade de um poema e a eclosão de propriedades corporais. Rev. Polis Psique [online]. 2016, vol.6, n.2, pp. 134-145. ISSN 2238-152X.

Por meio do processo de invenção de um trabalho de dança-pesquisa narramos como foram se produzindo as propriedades do corpo em dança, procurando tornar visíveis arranjos mínimos e talvez desprezíveis se vistos num plano panorâmico. Trata-se, portanto, de uma narrativa que se insere numa problemática mais ampla, enunciada por Latour (2008a) como dizendo respeito às conversas sobre o corpo, ou seja, aos modos como os corpos são mobilizados nos relatos daquilo que fazem. Trabalhamos uma narrativa do mínimo que é diversa da oposição entre micro e macro, procurando dar conta da eclosão das propriedades corporais vistas como acontecimentos dos quais podemos rastrear a emergência nas diferenças que fazem o corpo sensível e que, por sua vez, co-constituem esse corpo que não está dado de antemão. Discorre-se sobre as propriedades corporais que foram produzidas num experimento de dança-pesquisa, intitulado De Conceitos criado a partir de um poema visual escrito por Silva Freire.

Palavras-chave : Corpos; Visualidades; Dança.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License