SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número3Protestos de Junho 2013 no Brasil: novos repertórios de confrontoFiguras e facetas da lógica proibicionista-medicalizante nas políticas sobre drogas, no Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Polis e Psique

versão On-line ISSN 2238-152X

Resumo

FERRAZZA, Daniele Andrade. Psicologia e políticas públicas: desafios para superação de práticas normativas. Rev. Polis Psique [online]. 2016, vol.6, n.3, pp. 36-58. ISSN 2238-152X.

O presente trabalho tem o objetivo de estudar a história da constituição de um saber psicológico normativo e da reflexão sobre a inserção da psicologia no âmbito da Saúde Coletiva, com destaque a alguns pontos norteadores para a profissão no sentido de garantir a formação de profissionais com um perfil condizente para atuação no âmbito das Políticas Públicas de Saúde. Será adotado o enfoque histórico social inspirado na perspectiva genealógica foucaultiana na tentativa de propor transformações atuais de discursos e práticas. Na atualidade, algumas práticas psi vinculadas às concepções individualistas e normativas, historicamente influenciadas pelo movimento higienista, poderiam constituir novos tipos de subjetividades despolitizadas. Assim, conclui-se que os indivíduos deixariam de implicar-se em suas próprias condições de sujeitos devido o reducionismo aos discursos psicopatologizantes, regrados por concepções que guardam pouca ou nenhuma relação com a promoção de saúde e as propostas dos projetos brasileiros de Reforma Sanitária e Psiquiátrica.

Palavras-chave : Psicologia normativa; Políticas Públicas de Saúde; Reforma Sanitária e Psiquiátrica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License