SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número3Figuras e facetas da lógica proibicionista-medicalizante nas políticas sobre drogas, no BrasilOficinas com trabalhadores em situação de afastamento do trabalho índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Polis e Psique

versão On-line ISSN 2238-152X

Resumo

BOTTEGA, Carla Garcia  e  MERLO, Alvaro Crespo. Linha de cuidado em saúde mental do trabalhador: discussão para o SUS. Rev. Polis Psique [online]. 2016, vol.6, n.3, pp. 77-102. ISSN 2238-152X.

Este artigo discute a construção de uma linha de cuidado (LC)/escuta em saúde mental do trabalhador e da trabalhadora como expressão da Clínica do Trabalho no Sistema Único de Saúde (SUS), com base na Psicodinâmica do Trabalho, e inserida na rede já existente. Entende-se que a LC deve estar na discussão da implantação da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora conforme apontado nas diretrizes da Portaria nº 1.823/2012. A partir da escuta de 24 trabalhadores e trabalhadoras usuários de ambulatório de doenças do trabalho, em situação de sofrimento e adoecimento psíquico, emergiram possibilidades para pensar esta clínica. A demanda foi escutada como uma necessidade de cuidado a estes que sofrem em momento específico de sua vida, pois se entende que essa situação seja passageira, por ser relacionada ao trabalho e, por essa razão, possa ser superada com acompanhamento em atendimentos e encaminhamentos relacionados à saúde mental e trabalho.

Palavras-chave : Saúde Mental e Trabalho; Clínica do Trabalho; SUS; Linha de Cuidado.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License