SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número3Linha de cuidado em saúde mental do trabalhador: discussão para o SUSUm breve percurso na prática de inserção social em um centro de atenção psicossocial - CAPS na Bahia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Polis e Psique

versão On-line ISSN 2238-152X

Resumo

RODRIGUES, Breno Ayres Chaves; GALINDO, Amanda Giron; IMBRIZI, Jaquelina Maria  e  MENDES, Rosilda. Oficinas com trabalhadores em situação de afastamento do trabalho. Rev. Polis Psique [online]. 2016, vol.6, n.3, pp. 103-123. ISSN 2238-152X.

Vinculada ao movimento da desinstitucionalização, a oferta de oficinas na área de Saúde Mental é atravessada por tensões, entre elas, a de normatização, que contrasta com produções singularizadas de potência de vida. Neste artigo, as oficinas são consideradas dispositivos que incluem a inventividade dos participantes e produzem cultura. Por meio do método da cartografia, realizamos uma revisão bibliográfica que construiu três analisadores -   “da lógica do trabalho capitalista aos espaços de liberdade e invenção de mundos”;  “espaços criativos e inventivos de liberdade e produção de cultura”; “problematização da noção 'terapêutico' nas práticas de saúde mental”- para auxiliar na discussão sobre a importância das oficinas de criação e música enquanto produtoras de lugares afirmativos para trabalhadores em situação de afastamento do trabalho. Ao apostar em atividades alternativas nos serviços de Saúde do Trabalhador, privilegiam-se experiências nas quais o exercício da criatividade é fator de produção de saúde.

Palavras-chave : Oficinas; Arte e Cultura; Desinstitucionalização; Saúde Mental; Saúde do Trabalhador.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License