SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número3Mulheres e violência doméstica: relato de experiência num juizado especializadoSaúde Mental na Infância: cuidado e cotidiano nas políticas públicas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Polis e Psique

versão On-line ISSN 2238-152X

Resumo

REIS, Alice Vignoli  e  ALVIM, Mônica Botelho. Estrangeirismos na cidade: inventando o comum em zonas urbanas fronteiriças. Rev. Polis Psique [online]. 2016, vol.6, n.3, pp. 166-186. ISSN 2238-152X.

Nossas cidades são fortemente marcadas por processos de segregação socioespacial que as dividem em territórios estrangeiros, cada qual com seu universo cultural próprio. Esses estrangeirismos frequentemente colocam desafios às práticas de extensão universitária, ou outras práticas de pesquisa e trabalho que colocam em contato distintos universos culturais. A partir da experiência de se sentir estrangeira na Favela da Mangueira, que se deu no âmbito de um projeto de extensão universitária vinculado ao Instituto de Psicologia da UFRJ, pretendemos traçar uma reflexão sobre como delimitam-se essas fronteiras urbanas e sobre as possibilidades de invenção do comum em uma cidade dividida, colocando em diálogo nossas experiências no campo com as elaborações de autores da fenomenologia, filosofia política, história, arte e urbanismo. Buscamos colaborar, desta forma, com aqueles que atuam em projetos de pesquisa-intervenção, extensão universitária, movimentos sociais, ONGs e outras formas de organização social que trabalhem em zonas fronteiriças dentro da cidade.

Palavras-chave : Segregação Urbana; Produção do Comum; Estética; Política; Pesquisa-Intervenção.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License