SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 issue1Destiny cannot wait: notes on the ineluctably non-deferrableThe city of the angels of unextendable author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Polis e Psique

On-line version ISSN 2238-152X

Abstract

MIZOGUCHI, Danichi Hausen  and  SOUZA, Alice De Marchi Pereira de. A urgência das inquietações: uma improrrogável militância. Rev. Polis Psique [online]. 2017, vol.7, n.1, pp. 25-48. ISSN 2238-152X.

O presente artigo dedica-se a interrogar as relações possíveis entre o derradeiro curso ministrado por Michel Foucault no Collège de France - A coragem da verdade - e as urgências de militância demandadas por um mundo que não cessa de acontecer. Assim, extrai duas passagens breves e quase desimportantes do curso ditado por Foucault em 1984 - os excertos iniciais e finais - , nos quais Foucault anuncia uma delicada relação com o tempo: entre o tarde e o tarde demais. É, pois, entre o tarde e o tarde demais que é alocada a atitude de militância - quando o mundo demanda o improrrogável, quando há muito a ser feito, quando a luta torna-se força de abertura daquilo que já se é. O artigo faz-se em dois movimentos intercalados: a aproximação com as aulas ministradas por Foucault e a publicização narrativa de uma militante - performatizando a improrrogável junção entre a coragem da verdade e uma vida não-fascista.

Keywords : Tempo; Militância; Ética; Verdade.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License