SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número1A escrita, o silêncio da literatura improrrogável no pensamento blanchotiano... Cartografia...: uma política de escrita índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Polis e Psique

versão On-line ISSN 2238-152X

Resumo

BIATO, Emília Carvalho Leitão  e  LEITAO, Cláudio Correia. Suplementos de escrituras: De errâncias e destinos. Rev. Polis Psique [online]. 2017, vol.7, n.1, pp. 149-166. ISSN 2238-152X.

A escritura, por um lado, contempla o dono das mãos que rabiscam, num prazer irresistível que toma aquele que escreve de si para si; por outro, segue, ganha asas e voa, percorre rumos ignorantes da existência de porto seguro, assumindo desvios, num destino errante. O que acomete nosso pensamento, como tema improrrogável, poderia ser traduzido em termos como individualismo e autocontemplação; também destinos errantes e desvios. Não se trata simplesmente da solidão da escrita, mas de um olhar autorreferido, encerrado, enviesado apenas por si mesmo. De modo semelhante, não se trata simplesmente da diversidade de modos de olhar, representar e entender os signos, mas de uma potência de múltiplos destinos e sentidos do que é escrito. Com inspiração no filme Into the wild, propõe-se um pensamento acerca da produção escrita.

Palavras-chave : Escrituras; Destino; Errância.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License