SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número1A menina e a mulher: literatura e narrativas de vidaO improrrogável colocar-em-crise do cotidiano índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Polis e Psique

versão On-line ISSN 2238-152X

Resumo

AMORIM, Alexandre Sobral Loureiro  e  CECCIM, Ricardo Burg. Acoplamentos Louco-Formiga: qual o impostergável para um corpociborgue?. Rev. Polis Psique [online]. 2017, vol.7, n.1, pp. 202-226. ISSN 2238-152X.

Aportando para o campo dos estudos científicos da saúde provocações sobre o corpociborgue, o artigo traça um percurso textual inusitado para estudar a saúde na contemporaneidade. Produzindo acoplamentos do conto de ficção-científica -A Formiga Elétrica, de Philip K. Dick, com as (des)construções poéticas do Corpo-sem-Orgãos, de Antonin Artaud, apreendeu-se que, após tornar o corpo máquina, insurge impostergável um potente desejo de retorno, pois o andróide (vir-a-ser do ciborgue) luta - após atingir sua perfeição como máquina - para conquistar a vida e suas sensações (memórias, inscrições, riscos). Buscou-se pensar os movimentos de corpos (im)possíveis que se rebelam contra sua ciborguização para que a vida possa escapar: rasgos nos territórios da clínica; deslocamentos de realidade; imaginação; subversão da norma e desconstrução do controle sobre o corpo; fabulação de corpos-humanos-outros na saúde coletiva. Corpo-sem-Órgãos para outras clínicas (im)possíveis.

Palavras-chave : Ciborgue; Corporeidades; Corpo-sem-Órgãos; Ficção-Científica; Saúde Coletiva.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License