SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 issue2Governmentality Liberal in Some Knowledge Educational and Brazilian SchoolThe analysis building of gender jurisprudence alagoana author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Polis e Psique

On-line version ISSN 2238-152X

Abstract

CANDIDO, Mario Cesar Carvalho de Moura  and  LAVRADOR, Maria Cristina Campello. Intermitências infames: loucura e alteridade na cidade aberta. Rev. Polis Psique [online]. 2017, vol.7, n.2, pp. 46-62. ISSN 2238-152X.

Este artigo é produto de uma parceria cotidiana junto a moradores de residências terapêuticas, ex-internos de um hospital psiquiátrico, na região metropolitana de Vitória-ES. O estudo se concentra nas relações que os antigos internos são capazes de construir junto à urbe, trabalhando conceitualmente algumas noções com o objetivo de ativar as interferências que este processo podegerar no cotidiano dos espaços da cidade, contribuindo também para os fazeres do campo da atenção psicossocial. Como estratégia metodológica foram utilizados registros em cadernos de campo, que inspiraram a produção de breves histórias distribuídas ao longo do texto. Os resultados se abrem para uma reflexão que visa situar alguns dos atuais desafios da luta antimanicomial, bem como incitar um processo que renove e amplie a vida em suas dimensões políticas de criação compartilhada.

Keywords : saúde mental; cidade; política.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License