SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número2Governamentalidade Liberal em Alguns Saberes Educacionais e Escolares BrasileirosUma análise das construções de gênero na jurisprudência alagoana índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Polis e Psique

versão On-line ISSN 2238-152X

Resumo

CANDIDO, Mario Cesar Carvalho de Moura  e  LAVRADOR, Maria Cristina Campello. Intermitências infames: loucura e alteridade na cidade aberta. Rev. Polis Psique [online]. 2017, vol.7, n.2, pp. 46-62. ISSN 2238-152X.

Este artigo é produto de uma parceria cotidiana junto a moradores de residências terapêuticas, ex-internos de um hospital psiquiátrico, na região metropolitana de Vitória-ES. O estudo se concentra nas relações que os antigos internos são capazes de construir junto à urbe, trabalhando conceitualmente algumas noções com o objetivo de ativar as interferências que este processo podegerar no cotidiano dos espaços da cidade, contribuindo também para os fazeres do campo da atenção psicossocial. Como estratégia metodológica foram utilizados registros em cadernos de campo, que inspiraram a produção de breves histórias distribuídas ao longo do texto. Os resultados se abrem para uma reflexão que visa situar alguns dos atuais desafios da luta antimanicomial, bem como incitar um processo que renove e amplie a vida em suas dimensões políticas de criação compartilhada.

Palavras-chave : saúde mental; cidade; política.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License