SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número2Profanações Urbanas: ficção e imagem no subjetivismo Psi índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Polis e Psique

versão On-line ISSN 2238-152X

Resumo

ALBUQUERQUE, Alana Soares; PALAZUELOS, Felix Rebolledo  e  TREVIZANI, Tiago Marcelo. Imagem e Ficção na Produção de Conhecimento em Psicologia Social. Rev. Polis Psique [online]. 2017, vol.7, n.2, pp. 88-105. ISSN 2238-152X.

Este artigo discute os conceitos de imagem e ficção no âmbito da produção de conhecimento em Psicologia Social. A noção de imagem costuma estar associada à tradição platônica que relaciona a produção imagética ao campo da representação, entendendo as imagens como cópias de um suposto modelo original. Tal concepção instaura um procedimento comparativo que qualifica modelos e cópias, dando lugar às classificações que determinam o verdadeiro e o falso. O texto, acompanhando o pensamento de Deleuze e outros autores, problematiza a ideia de imagem como representação e como simulacro, tendo em vista o processo intrínseco de ficcionalização que opera em seu âmago. Diante dessa possibilidade de abordagem epistemológica, são mencionadas a genealogia e a cartografia como proposições metodológicas que não apenas lançam mão da ficção na produção do conhecimento, mas que operam uma certaficcionalização da realidade, dando visibilidade ao que Deleuze chama de fabulação e de potência do falso.

Palavras-chave : Imagem; Ficção; Fabulação; Psicologia Social; Epistemologia.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License