SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número2Profanações Urbanas: ficção e imagem no subjetivismo PsiVerdades e desestabilizações: crise, crítica e clínica na trama da imanência índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Polis e Psique

versão On-line ISSN 2238-152X

Resumo

WALTER, Bruno Eduardo Procopiuk  e  PINHO, Gerson Smiech. Crise, Crítica e Clínica. Rev. Polis Psique [online]. 2017, vol.7, n.2, pp. 119-134. ISSN 2238-152X.

Partindo da problematização do conceito de “crise”, o artigo tem por intuito apresentar uma discussão a respeito da “crítica” e da “clínica”, dois operadores conceituais de especial importância para as perspectivas teóricas contemporâneas em Psicologia Social. Com Artaud, propõe-se pensar um modo de se relacionar com a crise a partir de caminhos diferentes daqueles que se sustentam em modelos transcendentes que buscam controlar a produção da novidade e da inventividade. Dessa forma, as reflexões apostam na produção da diferença enquanto modo ético-político de se habitar a crise. Ao assumir que os conhecimentos têm efeitos na produção de subjetividades, busca-se colocar em questão o que está naturalizado, produzindo desvios criativos e composições capazes de aumentar as potências de vida.

Palavras-chave : Crise; Crítica; Clínica; Psicologia Social.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License