SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 issue3The Relation between Health Professionals and SUS Users: Problematizing the Term “Help”Clinic, Music and Time: Possible Assemblages for an Affective Experience author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Polis e Psique

On-line version ISSN 2238-152X

Abstract

FREITAS, Mariana Moulin Brunow  and  CALIMAN, Luciana Vieira. A Saúde e o Psicotrópico no Sistema Prisional. Rev. Polis Psique [online]. 2017, vol.7, n.3, pp. 61-83. ISSN 2238-152X.

A saúde e o uso do psicotrópico no sistema prisional habitam um paradoxo. As práticas de saúde podem fortalecer estratégias de controle e produzir mortificação, como podem escapar dos investimentos biopolíticos e produzir resistência. Afirma-se que as condições de confinamento são paupérrimas e contribuem para a prevalência de doenças infectocontagiosas. Diante desta realidade, foi aprovada a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Pessoas Privadas de Liberdade no Sistema Prisional (PNAISP), em 2014, em consonância com os princípios do Sistema Único de Saúde, visando garantir a integralidade e a universalidade de acesso aos serviços de saúde para a população penitenciária. Neste contexto, esse artigo buscou apresentar as práticas de saúde e o uso do psicotrópico no sistema prisional da Penitenciária de Segurança Máxima II, localizada no Complexo Penitenciário de Viana, no Espírito Santo.

Keywords : Saúde Prisional; Psicotrópico; Prisão.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License