SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número3Contribuições da Psicologia à Residência Multiprofissional em Saúde da Mulher: Relato de ExperiênciaEntre Saúde Mental e a Escola: a Gestão Autônoma da Medicação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Polis e Psique

versão On-line ISSN 2238-152X

Resumo

AMARAL, Alberto; AMARAL, Alberto  e  SOUZA, Debora. Crianças e Adolescentes com Condições Crônicas Falam Sobre Saúde. Rev. Polis Psique [online]. 2017, vol.7, n.3, pp. 116-135. ISSN 2238-152X.

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa realizada com crianças e adolescentes com condições crônicas complexas internados em um hospital de referência localizado no município do Rio de Janeiro. O objetivo do estudo foi investigar os sentidos atribuídos por estas crianças e adolescentes à ideia de saúde. Como metodologia foi utilizada a perspectiva etnográfica. A observação participante e diferentes abordagens lúdicas foram utilizadas de modo a possibilitar a expressão das crianças e dos adolescentes garantindo, assim, o protagonismo deles como sujeitos da pesquisa. Ao longo do estudo ressaltou-se nas crianças sobretudo a capacidade normativa destas, capacidade a que se refere à Georges Canguilhem (1978) em sua obra “O Normal e o Patológico” que encontramos presente em circunstâncias do adoecimento como modos de lidar com as difíceis situações de sofrimento inerentes às condições crônicas.

Palavras-chave : Criança; Adolescente; Saúde; Condição Crônica; Capacidade Normativa.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License