SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número3Entre Saúde Mental e a Escola: a Gestão Autônoma da MedicaçãoAcolhendo Dissonâncias: Por Uma Clínica Compositora No Cuidado De Si índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Polis e Psique

versão On-line ISSN 2238-152X

Resumo

HABERLAND, Débora Fernanda  e  SCISLESKI, Andrea Cristina Coelho. “Fantástica Fábrica de Leite”: Problematizando o Discurso de Apoio à Amamentação. Rev. Polis Psique [online]. 2017, vol.7, n.3, pp. 161-179. ISSN 2238-152X.

A amamentação, é foco de discursos das políticas direcionadas à gestante. O pré - natal tem como principal objetivo a diminuição da morbidade e da mortalidade materna e infantil. Este artigo busca problematizar as políticas de apoio à mulher durante a gravidez no contexto de uma instituição filantrópica que oferece o serviço. Trata-se de uma pesquisa-intervenção, sendo realizadas oficinas com as gestantes. Nas discussões apontamos as falas trazidas por essas mulheres sobre como se sentiam e os discursos dos profissionais de saúde relatados por elas. Para análise, embasamo-nos nas reflexões foucaultianas para debater como esse discurso se conecta às políticas públicas direcionadas a elas e como delas se distancia. Conclui-se que os discursos atuam gerando determinados modelos relacionados a amamentação e à função como mãe. O controle do corpo, a influência da mídia e o julgamento social estão presentes nos atendimentos e produzem referência de como devem ser mães.

Palavras-chave : Aleitamento Materno; Discursos; Gestação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License