SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número1“Eu sei o que é saúde mental!”: Pesquisar e Cuidar como Fios da Mesma TramaPesquisa-Intervenção em Saúde Mental: Balançando as Redes da Saúde índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Polis e Psique

versão On-line ISSN 2238-152X

Resumo

PENIDO, Cláudia Maria Filgueiras et al. Saúde Mental na Atenção Básica: Dividir ou Somar Apoios Matriciais?. Rev. Polis Psique [online]. 2018, vol.8, n.1, pp. 33-51. ISSN 2238-152X.  http://dx.doi.org/10.22456/2238-152X.80415.

Com o presente ensaio pretende-se discutir a relação entre as Equipes de Saúde Mental (EqSMs) e os Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASFs) para o cuidado em saúde mental na Atenção Básica (AB) de Belo Horizonte/MG. A discussão se baseia na recuperação de fragmentos históricos da implementação das ações em saúde mental no município e na experiência dos autores. São evidenciados impasses e desafios relacionados à manutenção das EqSMs, lotadas na AB mesmo depois da implantação dos NASFs, o que caracteriza exceção no cenário nacional. A existência de psicólogos em ambas as equipes colabora para a existência de conflitos quanto à divisão de clientela, o que pode resultar em encaminhamento entre elas e em dificuldade de acesso aos cuidados em saúde mental. É indicada a necessidade de diálogo entre essas diferentes estratégias matriciais, reforçando que a discussão dos processos de trabalho é prevista no próprio método de apoio.

Palavras-chave : Saúde Mental; Atenção Primária à Saúde; Apoio Matricial; Núcleos de Apoio à Saúde da Família.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License