SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 issue1Mental Health in Primary Health Care: Should Matrix Support Be Added or Split?Research Gestures: Repercussions of a Mental Health Intervention Within Primary Health Care author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Polis e Psique

On-line version ISSN 2238-152X

Abstract

SIVINSKI, Tamires da Cunha  and  SCHENKEL, Júlia Monteiro. Pesquisa-Intervenção em Saúde Mental: Balançando as Redes da Saúde. Rev. Polis Psique [online]. 2018, vol.8, n.1, pp. 52-71. ISSN 2238-152X.  http://dx.doi.org/10.22456/2238-152X.80417.

A implantação de redes de saúde proposta pelo Sistema Único de Saúde (SUS) tem-se dado com diferentes desafios, entre estes, destacamos a construção de um cuidado integral. Como contribuição a este debate nos propomos a discutir a circulação dos usuários do SUS na Rede de Atenção Psicossocial. Apresentamos resultados de uma pesquisa-intervenção participativa realizada de 2013 a 2015 na região metropolitana de Porto Alegre com usuários, trabalhadores e gestores ligados à Rede de Atenção Psicossocial, que pôde acompanhar as práticas de saúde mental na atenção básica. Questionamentos dos usuários acerca dos modos instituídos de encaminhamentos e quanto às possibilidades de vinculação aos serviços foram os eixos de reflexão deste artigo. Conclui que a constituição de uma Rede de Atenção Psicossocial articulada e integrada, tendo a Atenção Básica como ponto de referência requer a renovação de contratos e de vínculos para a produção afetiva e efetiva de cuidado integral.

Keywords : Cuidado Integral; Redes de Saúde; Atenção Básica; Saúde Mental.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License