SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número1O Cuidado nos CAPS numa Região de Saúde MaranhenseCartografia e Hermenêutica nos Enlaces da Pesquisa Participativa índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Polis e Psique

versão On-line ISSN 2238-152X

Resumo

MACEDO, João Paulo; FONTENELE, Mayara Gomes  e  DIMENSTEIN, Magda. Saúde Mental Infantojuvenil: Desafios da Regionalização da Assistência no Brasil. Rev. Polis Psique [online]. 2018, vol.8, n.1, pp. 121-131. ISSN 2238-152X.  http://dx.doi.org/10.22456/2238-152X.80421.

Esse trabalho teve como foco a atenção psicossocial infantojuvenil no Brasil, a qual historicamente tem sido marcada pela prática da tutela e da institucionalização. Constatamos por meio de metodologia de cruzamento de informações acerca dos serviços voltados à essa população na RAPS, incluindo dados das regiões de saúde, que os mesmos são insuficientes e desigualmente distribuídos. Existem muitos vazios assistenciais no país, em todas as regiões. Essa situação pode ser atribuída à fatores políticos, deficiência na formação de recursos humanos especializados, problemas na proposta da regionalização em saúde, dentre outros. Destacamos, a necessidade de articulação entre os diversos níveis que compõem a atenção em saúde mental na RAPS, bem como com outros dispositivos do território na perspectiva da intersetorialidade e gestão territorial das necessidades em saúde mental de crianças e adolescentes.

Palavras-chave : Saúde Mental; Atenção Psicossocial Infantojuvenil; Regionalização; CAPSi.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License