SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número1Cartografia e Hermenêutica nos Enlaces da Pesquisa ParticipativaE se nós fossemos Jacques Rivière? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Polis e Psique

versão On-line ISSN 2238-152X

Resumo

LONDERO, Mário Francis Petry  e  SOARES, Letícia Quarti. Análise de Implicações: Uma Potência Problematizadora aos Pesquisadores Supostamente “Sabidos”. Rev. Polis Psique [online]. 2018, vol.8, n.1, pp. 144-163. ISSN 2238-152X.  http://dx.doi.org/10.22456/2238-152X.80424.

Este artigo tem por base uma pesquisa de conotação avaliativa, participativa e interventiva, realizada na região metropolitana de Porto Alegre, que investigou os processos de cuidado em Saúde Mental na Atenção Básica da rede de saúde pública. O estudo aqui tratado realizou um recorte dessa pesquisa, analisando os encontros ocorridos especificamente na capital, uma das seis participantes da intervenção, à luz da metodologia cartográfica. A proposta foi analisar as implicações dos pesquisadores sitiados neste campo da pesquisa maior, como foram os processos dialógicos entre pesquisadores, usuários, trabalhadores, familiares e gestores de saúde, e o que se produziu diante das problemáticas da rede e suas possíveis invenções para dar conta do cuidado em saúde mental na atenção básica. Vimos, ao longo do processo, o quanto o contato com um campo participativo produz um saber que problematiza e transforma os conhecimentos preestabelecidos pelos pesquisadores.

Palavras-chave : Análise de Implicação; Saúde Mental; Atenção Básica; Pesquisa-Intervenção; Pesquisa Participativa.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License