SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 issue1What if we were Jacques Rivière?The Open Dialogue approach: history, principles and observations author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Polis e Psique

On-line version ISSN 2238-152X

Abstract

YASUI, Silvio; LUZIO, Cristina Amélia  and  AMARANTE, Paulo. Atenção psicossocial e atenção básica: a vida como ela é no território. Rev. Polis Psique [online]. 2018, vol.8, n.1, pp. 173-190. ISSN 2238-152X.  http://dx.doi.org/10.22456/2238-152X.80426.

O presente ensaio tem por objetivo refletir sobre os termos Atenção Psicossocial e Atenção Básica como proposições que se apresentam como uma mudança de paradigma, articulando com o conceito de território que surge aqui como elemento comum aos dois campos, especialmente no que concerne a produção de cuidado que nele se faz e em rede. Esta perspectiva implica em um olhar para a diversidade social e cultural dos diferentes locais como um aspecto essencial para articular as ações de saúde e de saúde mental, no espaço onde a vida acontece como ela é, em sua plenitude. Implica, também, no caso da Atenção Psicossocial, em superar lógicas de exclusão e aniquilamento das diferenças que incidem sobre os nomeados “loucos”, e também, sobre todos que explicitam modos diversos de existir.

Keywords : Atenção Psicossocial; Atenção Básica; Território: Reforma Psiquiátrica; Reforma Sanitária.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License