SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número1Atenção psicossocial e atenção básica: a vida como ela é no territórioAtenção psicossocial e atenção básica: a vida como ela é no território índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Polis e Psique

versão On-line ISSN 2238-152X

Resumo

FLORENCE, Ana Carolina. A abordagem Open Dialogue: história, princípios e evidências. Rev. Polis Psique [online]. 2018, vol.8, n.1, pp. 191-211. ISSN 2238-152X.  http://dx.doi.org/10.22456/2238-152X.80427.

A abordagem Open Dialogue foi desenvolvida na Finlândia na década de 1980, como um conjunto de práticas e princípios que modificou o modelo de atenção aos problemas de saúde mental da região. Através da proposta de reuniões familiares envolvendo a rede social das pessoas em crise em uma perspectiva dialógica, a abordagem Open Dialogue reduziu o número de internações em hospitais psiquiátricos e o tempo não tratado da doença; incorporou o uso seletivo de neurolépticos e promoveu taxas de recuperação de 84% das pessoas tratadas. O objetivo deste artigo é apresentar uma revisão narrativa da literatura sobre a abordagem Open Dialogue trazendo a história de seu desenvolvimento, os sete princípios que orientam suas práticas e estudos de efetividade. Por fim, convidamos o leitor ao debate de estratégias de cuidado aos primeiros episódios psicóticos, contando que a abordagem Open Dialogue possa oferecer pistas para a Atenção Psicossocial brasileira.

Palavras-chave : Saúde Mental; Atenção Psicossocial; Open Dialogue.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License