SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número2Félix Guattari: Entrevista para TV Grega (1992)Território y Sistemas Vitales en Salud índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Polis e Psique

versión On-line ISSN 2238-152X

Resumen

SOUSA, Dandara Peraro de  y  SILVA, Rafael Bianchi. A questão do estrangeiro na contemporaneidade: Uma leitura a partir de Zygmunt Bauman. Rev. Polis Psique [online]. 2018, vol.8, n.2, pp. 24-45. ISSN 2238-152X.  http://dx.doi.org/10.22456/2238-152X.77857.

Vive-se um momento global em que pessoas estão sendo forçadas a sair de seus países, preponderantemente por considerarem que estes não oferecerem condições de vida e proteção, dirigindo-se para outras localidades em busca de refúgio. A partir destes movimentos internacionais levantam-se a necessidade de construir modos de convivência. O presente trabalho pretende analisar a problemática do contexto atual de migrações internacionais e a questão do estrangeiro a partir da obra do sociólogo polonês Zygmunt Bauman. Nesta análise, é realizada uma discussão acerca da questão do estrangeiro amparada ao conceito de identidade. Considerando a alteridade como uma dimensão que se faz presente na relação com o outro, por fim entendemos a necessidade de desenvolver um olhar que inclua o reconhecimento do outro em sua singularidade.  Ao  mesmo  tempo,  compreendemos  a importância de desenvolver uma nova política vinculada à construção de espaços físicos e simbólicos que viabilizem a vivência na diferença.

Palabras clave : Estrangeiro; Imigrante; Identidade; Alteridade; Zygmunt Bauman.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License