SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número2A questão do estrangeiro na contemporaneidade: Uma leitura a partir de Zygmunt BaumanColetividade e histeria: psicanálise e manifestações sociais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Polis e Psique

versão On-line ISSN 2238-152X

Resumo

BERNARDES, Anita Guazzelli  e  NUNES, João Arriscado. Território e Sistemas Vitais na Saúde. Rev. Polis Psique [online]. 2018, vol.8, n.2, pp. 46-66. ISSN 2238-152X.  http://dx.doi.org/10.22456/2238-152X.74029.

Este artigo tem como objetivo colocar em análise o conceito de território na saúde. A proposta de reflexão focaliza as circunstancialidades e os efeitos que se constituem quando o conceito de território torna-se um vetor de produção de práticas em saúde. O território torna-se, na Política de Saúde, um conceito operacional das práticas, de modo a constituir-se como um vetor de organização e conexão de distintos elementos que emergem e se estabelecem no campo da saúde. O território se estabilizará para além de uma demarcação fronteiriça da Nação e assumirá uma conformação de agenciamento maquínico de corpos, espaços, relações, subjetividades, vida. A discussão sobre o território é feita a partir de alguns elementos das Políticas de Saúde e da noção de segurança de Sistemas Vitaiss.

Palavras-chave : Saúde; Território; Sistemas Vitais.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License