SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 issue2Territory and Vital Systems in HealthYouths, gender and sexuality: the political action of the social movements author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Polis e Psique

On-line version ISSN 2238-152X

Abstract

FERREIRA, Patrícia do Prado. Coletividade e histeria: psicanálise e manifestações sociais. Rev. Polis Psique [online]. 2018, vol.8, n.2, pp. 67-92. ISSN 2238-152X.  http://dx.doi.org/10.22456/2238-152X.73791.

A proposta deste trabalho é trazer uma contribuição partindo da noção psicanalítica de histeria que percorre o avanço teórico em Freud e em Lacan, para dizer de organizações coletivas. Para isso, pretendemos dedicar-nos às elaborações de Freud (1921) sobre ‘identificação por meio do sintoma’ -- que dão margem a uma suposta ‘histeria coletiva’ -- e a posterior teoria dos discursos de Jacques Lacan (1969-1970) sobre o enquadramento dos laços sociais, nos atentando em sua provocação aos ‘revolucionários’ de maio de 1968, indicando-os como alocados ao que denominou de ‘discurso da histérica’. Com isso, pretendemos defender, a partir da noção de histeria em psicanálise, a existência de ao menos dois desdobramentos diferentes que se originam do mesmo tipo clínico: ‘histeria coletiva’ e ‘discurso da histeria’. Assim, tentamos contribuir para melhor compreensão das possibilidades e limitações das manifestações coletivas e grupamentos sociais, especialmente alguns que permearam a cena política brasileira nos últimos tempos.

Keywords : histeria; histeria coletiva; discurso da histeria; manifestações sociais.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License