SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 issue2Collectivity and hysteria: psychoanalyses and social eventsVocational analysis: recreating a psychology with favelas, choices, youth author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Polis e Psique

On-line version ISSN 2238-152X

Abstract

SILVA, Ana Cecília et al. Juventudes, gênero e sexualidade: a ação política dos movimentos sociais. Rev. Polis Psique [online]. 2018, vol.8, n.2, pp. 93-117. ISSN 2238-152X.  http://dx.doi.org/10.22456/2238-152X.75685.

O presente trabalho é resultado de uma investigação que objetivou analisar e compreender a visão de jovens maceioenses sobre as dinâmicas participativas dos movimentos sociais feministas e LGBT na atualidade. Para tanto, foram realizados dois grupos focais com participantes de idades compreendidas entre 18 e 29 anos, que receberam a solicitação para participar pelo Facebook. Os grupos discutiram questões referentes à participação política e a relação com as dimensões de gênero e diversidade sexual. Concluímos que aquelas(es) que participaram da pesquisa possuem conhecimento sobre as dinâmicas internas dos movimentos sociais, que lhes parecem cada dia mais desafiadoras. De modo geral, suas concepções acerca dos movimentos e da própria política passam por experiências pessoais de afirmação e de enfrentamento. Tais noções se ligam ao coletivo e não à fragmentação e o individualismo, exigindo cada vez mais a desconstrução de discursos naturalizados e essencializados sobre a sexualidade e o gênero.

Keywords : juventude; gênero; sexualidade; atividade política.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License