SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número2Coletividade e histeria: psicanálise e manifestações sociaisAnálise do vocacional: recriando uma psicologia com favelas, escolhas, jovens índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Polis e Psique

versão On-line ISSN 2238-152X

Resumo

SILVA, Ana Cecília et al. Juventudes, gênero e sexualidade: a ação política dos movimentos sociais. Rev. Polis Psique [online]. 2018, vol.8, n.2, pp. 93-117. ISSN 2238-152X.  http://dx.doi.org/10.22456/2238-152X.75685.

O presente trabalho é resultado de uma investigação que objetivou analisar e compreender a visão de jovens maceioenses sobre as dinâmicas participativas dos movimentos sociais feministas e LGBT na atualidade. Para tanto, foram realizados dois grupos focais com participantes de idades compreendidas entre 18 e 29 anos, que receberam a solicitação para participar pelo Facebook. Os grupos discutiram questões referentes à participação política e a relação com as dimensões de gênero e diversidade sexual. Concluímos que aquelas(es) que participaram da pesquisa possuem conhecimento sobre as dinâmicas internas dos movimentos sociais, que lhes parecem cada dia mais desafiadoras. De modo geral, suas concepções acerca dos movimentos e da própria política passam por experiências pessoais de afirmação e de enfrentamento. Tais noções se ligam ao coletivo e não à fragmentação e o individualismo, exigindo cada vez mais a desconstrução de discursos naturalizados e essencializados sobre a sexualidade e o gênero.

Palavras-chave : juventude; gênero; sexualidade; atividade política.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License