SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 issue2Youths, gender and sexuality: the political action of the social movements(Co) existing with the madness: for a care outside the walls author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Polis e Psique

On-line version ISSN 2238-152X

Abstract

CRESPO, Camila Moreira e; SARDINHA, Laiza da Silva; BOTELHO, Patrick Silva  and  CUNHA, Thiago Colmenero. Análise do vocacional: recriando uma psicologia com favelas, escolhas, jovens. Rev. Polis Psique [online]. 2018, vol.8, n.2, pp. 118-139. ISSN 2238-152X.  http://dx.doi.org/10.22456/2238-152X.74396.

O artigo traz reflexões sobre o cerceamento de escolhas tanto em instituições educacionais quanto em territórios populares que possuem conflitos armados, questionando o papel da psicologia em orientar, indicar, direcionar vocações sem se questionar ética e politicamente sobre as implicações dessas intervenções. Aposta-se em outra forma de trabalho, designada Análise do Vocacional, com uma possibilidade preocupada com questões contemporâneas como o território trabalhado, os jovens encontrados no grupo, o cenário político-econômico do país. O resultado aparece a partir da compreensão dos critérios elencados na tomada de decisões e do exercício crítico da participação política na sociedade, visando um processo de protagonização e emancipação dos alunos enquanto cidadãos criadores, recriadores e pertencentes a um território de uma singular diversidade como o Complexo da Maré.

Keywords : Grupo; Psicologia; Escolhas; Desindividualização; Favela.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License