SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número2Análise do vocacional: recriando uma psicologia com favelas, escolhas, jovensLiteratura de autoajuda, sugestão e contemporaneidade: uma leitura psicanalítica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Polis e Psique

versão On-line ISSN 2238-152X

Resumo

PACHECO, Raquel Ferreira  e  SILVA, Celso Renato. (Con) viver com a loucura: por um cuidado extramuros. Rev. Polis Psique [online]. 2018, vol.8, n.2, pp. 140-161. ISSN 2238-152X.  http://dx.doi.org/10.22456/2238-152X.78136.

O presente texto pretende refletir sobre o dispositivo do Centro de Convivência como uma ferramenta de empoderamento, de auxílio na construção de maior autonomia e promoção da cidadania da pessoa em sofrimento mental. Procura-se pensar a contribuição desse serviço para a efetivação da dimensão sociocultural da Reforma Psiquiátrica brasileira, auxiliando na inserção social do louco, a partir do fomento de atividades laborativas e artísticas e da articulação com diversos setores da sociedade. Assim, por meio da revisão de literatura de legislações sobre o tema, artigos científicos e textos de Conferências e Fóruns da Saúde Mental, busca-se analisar os desafios postos a esse serviço da Rede de Atenção Psicossocial frente a discursos e práticas homogeneizantes em nossa sociedade. Desse modo, verifica-se que, mesmo após grandes avanços da luta antimanicomial para a sensibilização da sociedade sobre a loucura, ainda persiste um imaginário social intolerante à diferença, ao louco.

Palavras-chave : saúde mental; centro de convivência; cidadania.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License