SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número2(Con) vivir con la locura: Por un cuidado extramurosA las estrategias de comunicación críticos en la campaña de UNICEF "Está en sus manos para proteger a nuestros hijos" índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Polis e Psique

versión On-line ISSN 2238-152X

Resumen

PEREIRA, Mateus Abreu  y  SOUZA, Maurício Rodrigues de. Literatura de autoajuda, sugestão e contemporaneidade: uma leitura psicanalítica. Rev. Polis Psique [online]. 2018, vol.8, n.2, pp. 162-184. ISSN 2238-152X.  http://dx.doi.org/10.22456/2238-152X.80294.

Um dos fenômenos da atualidade que merece destaque é a alta popularidade da literatura de autoajuda. As obras desse gênero propõem o cultivo de práticas de influência interpessoal, que incorrem geralmente no recurso à sugestão, criticada por Freud desde antes do século XX. Com efeito, utilizando como principal referencial teórico a psicanálise freudiana, privilegiando a noção de sugestão e, de maneira complementar, a análise de conteúdo de uma obra representativa da autoajuda, o presente estudo objetivou analisar alguns dos mecanismos presentes em tal modalidade literária e discutir os fatores que influenciam na sua ampla aceitação hoje. Em termos conclusivos, aponta que a relação estabelecida entre autor e leitor na autoajuda, pautada por processos psíquicos de identificação e transferência em favor da adesão às propostas do autor, permite que este renove continuamente a promessa de conduzir o leitor ao sucesso.

Palabras clave : literatura de autoajuda; sugestão; psicanálise.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License