SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número2(Con) viver com a loucura: por um cuidado extramurosUma crítica às estratégias de comunicação na campanha do UNICEF “Está em suas mãos proteger nossas crianças” índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Polis e Psique

versão On-line ISSN 2238-152X

Resumo

PEREIRA, Mateus Abreu  e  SOUZA, Maurício Rodrigues de. Literatura de autoajuda, sugestão e contemporaneidade: uma leitura psicanalítica. Rev. Polis Psique [online]. 2018, vol.8, n.2, pp. 162-184. ISSN 2238-152X.  http://dx.doi.org/10.22456/2238-152X.80294.

Um dos fenômenos da atualidade que merece destaque é a alta popularidade da literatura de autoajuda. As obras desse gênero propõem o cultivo de práticas de influência interpessoal, que incorrem geralmente no recurso à sugestão, criticada por Freud desde antes do século XX. Com efeito, utilizando como principal referencial teórico a psicanálise freudiana, privilegiando a noção de sugestão e, de maneira complementar, a análise de conteúdo de uma obra representativa da autoajuda, o presente estudo objetivou analisar alguns dos mecanismos presentes em tal modalidade literária e discutir os fatores que influenciam na sua ampla aceitação hoje. Em termos conclusivos, aponta que a relação estabelecida entre autor e leitor na autoajuda, pautada por processos psíquicos de identificação e transferência em favor da adesão às propostas do autor, permite que este renove continuamente a promessa de conduzir o leitor ao sucesso.

Palavras-chave : literatura de autoajuda; sugestão; psicanálise.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License