SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número2Uma crítica às estratégias de comunicação na campanha do UNICEF “Está em suas mãos proteger nossas crianças”Reencenação como experimento em política, ciência e psicologia: Bergson e Einsten sobre o tempo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Polis e Psique

versão On-line ISSN 2238-152X

Resumo

BAUM, Carlos  e  KROEFF, Renata Fischer da Silveira. Enação: conceitos introdutórios e contribuições contemporâneas. Rev. Polis Psique [online]. 2018, vol.8, n.2, pp. 207-236. ISSN 2238-152X.  http://dx.doi.org/10.22456/2238-152X.77979.

O presente artigo se propõe a ser uma introdução ao estudo dos processos cognitivos segundo uma perspectiva incorporada da cognição. Para isso, abordamos a teoria enativa, do biólogo chileno Francisco Varela, a partir de cinco conceitos principais: autonomia, adaptatividade, incorporação, emergência e experiência. Destacamos a forma como esses conceitos se alinham de modo a contrapor proposições hegemônicas no campo dos estudos cognitivos, tais como a metáfora do funcionamento da mente como um processamento computacional e a redução dos processos cognitivos à atividade neuronal.

Palavras-chave : cognição; enativismo; autopoiese; incorporação; experiência.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License